Ortodontia

Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é “má oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores.
A Ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado.


Quando procurar um especialista em Ortodontia?
Um especialista em Ortodontia deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade, é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar dedo ou chupeta, interposição de língua (falar projetando a língua para fora ou interpor a língua no meio dos dentes durante a deglutição).
O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte possíveis problemas ortodônticos ou ortopédicos (esqueléticos) e possa planejar algum tratamento, se necessário.

A Ortodontia pode tratar pacientes adultos?
No passado, o tratamento ortodôntico estava associado às crianças. Entretanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isso, os adultos também podem se beneficiar com o tratamento.

Por que buscar um correto alinhamento dos dentes?
Considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores, o correto posicionamento dos dentes contribui para uma melhor mastigação.
Dentes mal posicionados ou que não se encaixam direito são difíceis de conservar limpos e consequentemente, estão mais suscetíveis à ocorrência de cáries, doenças de gengiva e perda dentária. Eles também causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação, o que pode acarretar dores de cabeça, dores na região dos ombros, costas, pescoço e ouvido.
A autoestima de uma pessoa frequentemente melhora à medida em que os dentes, lábios e face são conduzidos a uma harmonia. Neste caso, o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social, profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida.